Diretoria se reúne com secretário da Segurança

Categoria: Notícias Criado: Sexta, 27 Outubro 2017 07:00

A diretoria do SESF-RS se reuniu com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, para tratar fechamento de postos do Departamento Médico-Legal (DML) e o atendimento deficitário nos que ainda funcionam. A reunião ocorreu no dia 25 de outubro, no Palácio Piratini. A deputada Any Ortiz (PPS) também participou do encontro.

Na abertura, o presidente Carlos Alberto Graff lembrou o secretário sobre o convênio firmado entre o governo do Estado e o Sindicato que estabelece a prestação do serviço gratuito de remoção e traslado de corpos ao DML pelas funerárias credenciadas nos casos de morte violenta. “O fechamento de postos e o atendimento deficitário têm trazido muitas dificuldades para as empresas a serviço do Sistema de Remoções de Corpos”, destacou Graff. De acordo com Schirmer, o concurso aberto pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) “está em fase de avaliação psicológica e de vida pregressa dos candidatos”, devendo os aprovados assumirem suas funções em março ou abril do ano que vem, o que amenizará os problemas nos postos. O secretário também não descartou a hipótese de apresentar uma solução emergencial. “Vamos examinar essa possibilidade”, garantiu.

No encerramento da reunião, o vice-diretor financeiro Cari Renato de Vargas listou a Schirmer as exigências a serem cumpridas pelas funerárias que participam Sistema de Remoções de Corpos, bem como as normas preestabelecidas, entre elas, garantir a família o direito de escolha da empresa que prestará o serviço. “Se a funerária não cumpre as regras, é punida”, esclareceu. Para Any Ortiz, os problemas nos postos precisam ser solucionados, pois a demora na necropsia agrava o sofrimento dos enlutados. “É um momento de dor da família”, ponderou. A deputada também elogiou a atuação do Sindicato. “O trabalho feito pelo SESF-RS moraliza o setor funerário”, completou.

 

0
0
0
s2sdefault