Sistema Funerário Municipal é apresentado em sessão na Câmara de Vereadores

Categoria: Notícias Criado: Sexta, 15 Dezembro 2017 07:00

O Sistema Funerário Municipal foi pauta do Período de Comunicações Temático da Câmara de Vereadores de Porto Alegre na sessão ordinária ocorrida em 14 de dezembro. A apresentação de seu funcionamento ficou a cargo do presidente da Comissão Municipal de Serviços Funerários de Porto Alegre (CMSF), Paulo Valentim Saldanha Fernandez. O SESF-RS foi representado pelo presidente Carlos Alberto Graff. Na plateia, o vice-presidente Valdir Gomes Machado e dois ex-presidentes do Sindicato: Paulo Coelho e Zélio Bentz de Oliveira. O convite para apresentação do sistema partiu do vereador Cássio Trogildo (PTB), presidente da Casa.

Na apresentação, Fernandez explicou o funcionamento do Sistema Funerário Municipal a partir das regras estabelecidas pela lei que instituiu sua criação e o decreto que a regulamentou. “O sistema atende plenamente as necessidades do município”, afirmou. O presidente da CMSF esclareceu que a comissão é o órgão responsável pela regulação e fiscalização do sistema e sua composição é mista, com representantes do poder público e da iniciativa privada. Fernandez também apresentou a estrutura da Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF), bem como suas atribuições e rotina de funcionamento. O servidor explicou ainda como se dá o Serviço Padronizado Municipal e o Sepultamento Gratuito Municipal. “O sepultamento gratuito é administrado pela CAF e custeado totalmente pelas empresas permissionárias de Porto Alegre”, assinalou.

Em seu discurso, Graff destacou a organização do Sistema Funerário Municipal e observou que a CAF está sob a gestão do Sindicato. “O serviço funerário de Porto Alegre é referência em todo o país. Muitas vezes fomos procurados para apresentar o sistema em outras capitais”, revelou. Segundo o presidente do SESF-RS, o funcionamento se dá da melhor forma possível, com lisura. “Queremos estar cada vez mais juntos do município e da comunidade de Porto Alegre”, completou.  Depois de Graff, discursaram os vereadores Adeli Sell (PT), Dr. Goulart (PTB) e Valter Nagelstein (PMDB), todos enaltecendo a organização e o funcionamento do sistema. O encerramento da atividade ficou a cargo do vereador Dr. Thiago (DEM).

Fotos: Tonico Álvares/CMPA; Jair Farias Jr.

0
0
0
s2smodern