Diretoria recebe Paulo Barragan, do IGP

Categoria: Notícias Criado: Terça, 04 Julho 2023 10:30

A diretoria do sindicato recebeu a visita de Paulo Barragan, titular do Departamento de Perícias do Interior (DPI). A reunião com o representante do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ocorreu em 30 de junho, no Sesf-RS. Na pauta, a operação do Sistema de Remoções de Corpos. Além da diretoria, o encontro teve a presença de dois delegados: Ismael Viecilli, da regional Planalto Médio, e Olindo Francisco Muller da Hora, da regional Metade Sul. Na reunião, Barragan revelou a intenção de firmar contratos emergenciais com peritos médico-legistas e técnicos em perícias para reforçar o efetivo nos postos do Departamento Médico-Legal (DML), a começar por Uruguaiana. “Com isso, vamos tentar resolver problemas crônicos”, disse. “A sua presença aqui indica que veio para jogar conosco, e não para levar a bola debaixo do braço”, afirmou o presidente Valdir Gomes Machado.

Sobre as reclamações de mau atendimento nos postos, o diretor do DPI pediu que fossem reportadas a ele. “Assim, podemos tomar ciência e providências”, condicionou. “Os problemas decorrem, muitas vezes, da falta de uma comunicação assertiva entre os servidores envolvidos no atendimento”, pontuou o vice-diretor administrativo Maicon Bogorni da Costa Leite. “Parece que não há uma hierarquia”, complementou Ismael.

Outro tema tratado foi o sis­tema de plantões regionais de fim de sema­na que sobrecarregam o atendimento nos postos da escala enquanto outros ficam fechados. “Isso é prejudicial para as funerárias, especialmente pelo aumento nas distâncias percorridas”, destacou a diretora administrativa Valdirene Moreira. “Me comprometo a revisar isso”, garantiu Barragan. Ainda na reunião, o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva reclamou da falta de informação quanto as escalas nos postos. “Precisamos estar atualizados para comunicar as empresas”, argumentou.

Dispensar os agentes da funerária acionada de aguardar pela emissão do Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia após o recolhimento do corpo a ser transladado foi mais um tema tratado. De acordo com o diretor do DPI, o envio do documento poderia ser feito de forma on-line pela própria delegacia ao posto do DML onde será feito o procedimento. Nesse cenário, o ofício de encaminhamento para necropsia seria fornecido pela perícia criminal, no local da ocorrência. “É uma possibilidade a ser estudada”, aventou Barragan. Também na reunião, o diretor de comunicação Andrei Maciel Grave lembrou a necessidade de uma conduta mais humana por parte de alguns servidores. “É um momento delicado para as famílias”, assinalou.

 

 

0
0
0
s2sdefault